Por Elane Moreira
Jornalismo, fotografia, palestras relacionadas à saúde, piscicultura, atividades lúdicas para crianças e idosos, foram realizadas ao longo desta semana agitando a cidade de Francisco Dantas. A equipe do Trilhas Potiguares iniciou suas atividades na última segunda-feira (23). A noite de abertura foi marcada com a exibição do filme Rio que lotou o Auditório do antigo Centro Comunitário Integrado - CCI, onde atualmente funciona a Secretaria de Assistência Social do município.
Crianças, jovens e adultos tiveram participação efetiva, contribuindo, sempre, para que as atividades pudessem ser realizadas com sucesso. As aulas de dança, ministradas pela estudante de Educação Física Andréa Souza, movimentaram as tardes da terça e quarta-feira, levando saúde e descontração para o público alvo - as crianças, participantes do primeiro dia de aula e posteriormente os idosos, que com muita alegria e descontração, mostraram que não há idades, nem "limites" que impeça a realização de um exercício físico.
A criançada, pode aprender um pouco de inglês através dos mini-cursos oferecidos por Tamara Azevedo, aluna de Farmácia.
Na saúde, as palestras sobre dengue, DST's, saúde da gestante, do idoso, dentre outras, despertaram a atenção do público para a problemática, nem sempre vista com atenção, visto que a questão nem sempre é tratada como prioridade pela sociedade.
COMUNIDADES RURAIS
Não se restringindo apenas à cidade, equipes do Programa, se deslocaram ao meio rural levando palestras sobre criação de peixes. É o caso da Vila Menino Jesus, que por três dias participou de atividades sobre o tema.
E chega a sexta-feira, último dia de atividades dos Trlheiros no município. O Trilhas Potiguares se despede de Francisco Dantas com entrega de certificados, para os participantes dos mini-cursos e palestras e com uma gincana para as crianças, fechando, assim, sua participação na edição do Programa deste ano.